ARTIGOS

Método de Acupuntura em Crianças (sem agulhas).

Posted by Haroldo Kawai on mai 1, 2009 

 

Transcrevo aqui um método fácil, prático e de grande utilidade para melhorar a saúde da criança, corrigindo tendências para resfriados ou para alergias,urticárias, intolerância a alimentos, regurgitação de leite, diarréia crônica, gripe, pesadelo e choro noturno elaborado pelo Dr. Wu Tou Kwang. Este método foi adaptado às condições brasileiras e foi concebido através de um conjunto de técnicas japonesas.

Este tipo de  acupuntura é feita através de escovação (utilização de escovinhas) pelas mães nas crianças.  

A faixa etária das crianças a serem tratadas pode ser desde o nascimento até 12 anos, entretanto, diz Dr. Wu, que os bebês e as crianças até 6 anos de idade respondem melhor ao tratamento.

Este tratamento é aplicado desde 1984, quando Dr. Wu o “tropicalizou”,  e tem beneficiado um grande número de crianças. Particularmente, acompanhei os efeitos desta escovação em um bebê com problemas neurológicos. O tratamento surpreendeu vários profissionais, familiares e amigos. 

Segue os dados para o tratamento:

Horário recomendado: Pela manhã (exceto quando for aplicado para “Choro Noturno”),
                                                  (Para “Choro Noturno” realiza-se à noite imediatamente antes de dormir);

 

Sua periodicidade: Diariamente por pelo menos 90 dias aproximadamente.

E assim diz a técnica de acupuntura através de escovação:

  1. As escovações podem ser realizadas com escovas de dente (ou de unha) de cerdas médias; cada área deve ser escovada de 3 a 4 vezes, o suficiente para provocar uma ligeira vermelhidão, sem machucar a pele. A escovação pode ser feita em qualquer direção, exceto na área em volta do umbigo, onde deve ser realizada no sentido dos ponteiros do relógio. Devem ser escovados os antebraços, as pernas, o peito, a região acima do umbigo, a coluna vertebral e a região em volta da coluna vertebral desde o pescoço até a bacia.

  2. O aquecimento deve ser realizado após as escovações nas seguintes áres:
     Um círculo entre as escápulas, centrado entre a espinha da escápula.
     Um círculo em volta da coluna na altura das últimas costelas.

 

O aquecimento pode ser realizado com secador de cabelo, moxa ou infravermelho. A cada vez esquentar durante 3 segundos e afastar durante 3 segundos; num total de 5 vezes. O aquecimento deve ser o suficiente para provocar ligeira vermelhidão.

 

Caso necessário, coloque um dedo seu perto da área a ser aquecida, para sentir a intensidade do calor.

Estaremos assim estimulando todos os  meridianos  –  seus órgãos e víceras do corpo humano: Pulmão, Intestino Grosso, Rins e Bexiga;  Fígado, Vesícula Biliar, Coração e Intestino Delgado; Pericárdio, Triplo Aquecedor, Baço-Pâncreas e Estômago. Muitas vezes a criança pode reclamar mais de certos lugares na escovação. Isso pode ser a consequencia de uma desarmonia no órgão ou vícera correspondente.

Caso tenha lido e aplicado este método em alguma criança, gostaria de poder saber e ter notícias sobre a utilização da técnica

Fonte: http://www.kawai.pro.br/index.php/category/acupuntura-em-criancas/